quinta-feira, 7 de outubro de 2010


“Something The Lord Made"

QUASE DEUSES

Mos Def e Alan Rickman, interpretam a história real de Viven Thomas e Alfred Blalock, responsáveis pela primeira cirurgia feita no coração - antes disso o órgão era visto como algo intocável pela medicina - que corrigia um erro de percurso numa das veias do coração que ocasionava problema de oxigenação no pulmão e a falência do individuo.

Estamos nos Estados Unidos, em plena década de 30, após a grande depressão americana. Viven é negro, sonha em cursar uma faculdade, casar e se tornar médico. Alfred é um médico ambicioso, com certo reconhecimento na profissão, que testa em animais, técnicas para poder fazer a diferença e se sobressair perante os outros pesquisadores da área médica. Viven é um jovem carpinteiro que vai trabalhar como ajudante no laboratório do Dr. Alfred.

Sim, o conflito racial está implícito, não foi escancarado pelo roteiro, embora seja está a razão primordial do filme. Mostrar que a ignorância e o preconceito racial, pode ter castrado bons profissionais que fariam diferença, caso tivessem tido uma chance.

Eu gostei muito do filme, já havia o visto, mas não me lembrava de que era tão fantástico, me emocionei e muito, com esse filme estou com mais vontade de seguir meu sonho e me tornar medica, demore o tempo que demorar.

Como já avia comentado, o racismo mostrado no filme, nossa, que coisa terrível, ate mesmo os negros tinham preconceito com o Viven, o olhavam com cara desprezo e muitos com cara de inveja, ainda não consigo acreditar que um dia as coisas foram mais terríveis do que hoje em dia.

Mas a parte da “descoberta” para a medicina me deixou totalmente fascinada, eles foram testando, e testando ate conseguir, claro, coitadinhos dos cachorros, mas todo sucesso vem através de muito sacrifício, sacrifício esse que foi totalmente bem “aproveitado”.

Num momento a pessoa esta para morrer, no caso do filme crianças, e no outro tu chega com uma noticia, uma novidade que ira salva-la, que ira revolucionar toda a história da medicina, toda a história da humanidade, essa sensação, esse poder deve ser maravilhoso, deve te fazer sentir alguém muito mais do que importante, nossa, poder mudar e salvar vidas, com certeza é a melhor sensação de todas!

Que filme maravilhoso, emocionante, surpreendente... Em fim fantástico, consegue roubar toda a sua atenção. Se você não se emocionar, é porque realmente não compreendestes toda a “magia” que existe neste filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário